Casa Digital divulga novos cursos 100% online
20/07/2020 10:21 em Cultura

Neste momento de isolamento social, a Casa de Teatro de Porto Alegre, como estratégia frente ao momento de paralisação em virtude da prevenção do COVID 19, criou a Casa Digital, uma plataforma onde disponibiliza cursos on-line e ao vivo.

Os cursos oferecidos abrangem áreas como Teatro, Cinema e TV, com profissionais extremamente capacitados, que tem amplo destaque no cenário cultural.


O ATOR E O TEXTO, com Zé Adão Barbosa (de 3 de julho a 21 de agosto, sextas-feiras, das 18h30 às 20h30)

A interpretação do texto é um dos alicerces do trabalho do ator. O programa deste curso propõe, inicialmente, um breve estudo dos elementos da retórica, o texto investigado em suas diversas camadas. A expressão vocal (respiração, ressonâncias, projeção). Estudo da partitura vocal (Inflexões, ritmos, intensidades, curvas melódicas, intenções, subtextos, pausas lógicas e psicológicas). O ator, diretor e professor Zé Adão Barbosa tem o texto como sua pesquisa primordial, e lança este curso para iniciados ou iniciantes em teatro. Um encontro íntimo com textos dramatúrgicos, conduzido por um mestre na interpretação teatral.

Saiba mais.


INTERPRETAÇÃO CINEMA E TV, com Zé Adão, Guilherme Carravetta e Daniel Jainechine (de 13 de julho a 14 de agosto, segundas-feiras, das 18h30 às 20h30)

Curso direcionado aos alunos interessados em desenvolver os princípios básicos das técnicas para tv.

- A interpretação realista pelo método Stanislavski; as ações internas o gestual; a máscara; o olhar; o texto; o sub-texto; a contracenação; o set; a câmera (enquadramentos e close); a cena; exercício final com cenas selecionadas de filmes e novelas. Apresentação das cenas para público convidado.

Saiba mais.


COMUNICAÇÃO, EXPRESSÃO E CRIATIVIDADE, com Zé Adão Barbosa (de 28 de julho a 15 de setembro, terças-feiras, das 20h30 às 22h30)

Direcionado a não atores, empresários, professores, área de vendas, e afins, ou todo aquele que queira exercitar seu potencial expressivo e comunicativo. Busca promover a espontaneidade, a comunicação, a expressividade corporal e vocal. Trabalha a desinibição e o relaxamento a partir de jogos e exercícios teatrais, desenvolvendo assim a performance pessoal e interpessoal. Dinâmicas de ações como: narrar, ensinar, vender, argumentar, utilizando técnicas de persuasão.

Saiba mais.


DIÁLOGOS COM A ARTE DE ILUMINAR, com Fernando Ochôa (de 13 a 22 de julho, segundas e quartas-feiras, das 20h às 21h30)

Encontros para desenvolver noções de concepção de iluminação. Como é o papel da luz na criação artística do espetáculo de teatro. Como se desenvolvem os processos de criação de iluminação no universo dos espaços cênicos no sul do Brasil. A partir da análise de cases, será abordado o processo de criação adotado pelo iluminador Fernando Ochôa em diferentes casos. Será explorado também, noções básicas sobre a arte de iluminar, abrangendo conhecimentos sobre a física da luz, ótica, equipamentos, estudo da cor, evolução técnica e sua influência sobre a narrativa da luz.

Saiba mais.


VISITANDO AS PEÇAS – VESTIDO DE NOIVA, Teatro de Nelson, com Crica Rodrigues (dias 20 e 21 de julho, segunda e terça-feira, das 14h às 16h30)

Nelson Rodrigues é considerado nosso autor dramático de maior expressão, o Shakespeare brasileiro! Oriundo de suas raízes essencialmente jornalísticas, nosso maior dramaturgo se utilizou de suas experiências, não apenas as profissionais, mas de vida, para escrever sua obra. A partir de sua vivência, tal qual uma esponja de seu tempo, retratou com excelência o ser humano e a sociedade brasileira durante décadas, quiçá pra sempre. A atualidade de seus escritos, de seus personagens é perene, pois, além de “nunca falsificar o homem”, garante o autor, sua matéria prima é o ser humano – a alma humana. Tudo cabe na alma humana. Visitar a peça ‘Vestido de Noiva’ em dois encontros via plataforma de reunião on line, nos quais uma apresentação e contextualização, seguida de bate papo no primeiro, e leitura e bate papo de conclusão no segundo.

Saiba mais.


O FIGURINO: SIGNOS, HISTÓRIA E TÉCNICAS, com Carlos Ramiro (de 21 de julho a 13 de agosto, terças e quintas-feiras, das 14h30 às 17h30)

O curso abordará os tipos de figurinos e os principais movimentos históricos do vestuário, os mais importantes materiais para desenvolver uma base de conhecimento sobre a área. Após, será abordada a metodologia de projeto para o desenvolvimento de um projeto criativo de figurino para uma peça teatral.

Saiba mais.


VISITANDO AS PEÇAS – ÁLBUM DE FAMÍLIA Teatro de Nelson, com Crica Rodrigues (dias 23 e 24 de julho, quinta e sexta-feira, das 14h às 16h30) 

Nelson Rodrigues é considerado nosso autor dramático de maior expressão, o Shakespeare brasileiro! Oriundo de suas raízes essencialmente jornalísticas, nosso maior dramaturgo se utilizou de suas experiências, não apenas as profissionais, mas de vida, para escrever sua obra. A partir de sua vivência, tal qual uma esponja de seu tempo, retratou com excelência o ser humano e a sociedade brasileira durante décadas, quiçá pra sempre. A atualidade de seus escritos, de seus personagens é perene, pois, além de “nunca falsificar o homem”, garante o autor, sua matéria prima é o ser humano – a alma humana. Tudo cabe na alma humana. Visitar a peça ‘Álbum de Família’ em dois encontros via plataforma de reunião on line, nos quais uma apresentação e contextualização, seguida de bate papo no primeiro, e leitura e bate papo de conclusão no segundo.

Saiba mais.


TRANSFORMANDO SUA ARTE EM CONTEÚDO DIGITAL, com Matheus Severo e Nathália Severo (de 21, 23, 28 e 30 de julho e 1º de agosto, das 19h às 21h)

Sabe-se que a presença digital pode abrir diversas portas para artistas [ou pessoas que tem vontade de fazer arte], portanto o curso em questão propõe um entendimento sobre como utilizar o Instagram e o TikTok para despertar o seu artista interior. Quem falará sobre isso são os irmãos, Matheus Severo e Nathália Severo, dois artistas jovens que estão presentes todos os dias nessas redes sociais. O ponto de partida será uma introdução sobre o Instagram e o TikTok, seguido de dicas sobre bloqueio criativo, como perder a timidez e como criar segurança em frente a câmera sem pensar nas críticas. Focando principalmente em produção de conteúdo, serão traçados caminhos práticos para transpor a arte de cada aluno para essas plataformas digitais.

Saiba mais.


INTRODUÇÃO AO CINEMA QUEER, com Filipe Matzembacher e Marcio Reolon (dias 24 e 31 de julho e 7 e 14 de agosto, sextas-feiras, das 19h às 21h)

O curso propõe uma análise do cinema queer através de sua história (passado, presente e uma ideia de futuro), as diferentes vertentes estéticas que o atravessam e as singularidades dos artistas que o produzem. Durante as aulas abordaremos tópicos como a história do cinema queer, atravessamentos políticos, sua relação com diferentes gêneros cinematográficos, suas convenções narrativas, as poéticas de alguns cineastas e o impacto de suas obras.

Saiba mais


É NO PALCO QUE ROLA O SHOW! - UMA INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DE SHOWS, com Ricardo Finocchiaro (de 28 a 31 de julho, das 19h às 21h) 

Qual o caminho até se chegar à apresentação de uma banda ao vivo? Qual o primeiro passo a se dar, o que é preciso saber antes de contratar uma banda, como escolher o melhor lugar para o show, como lidar com equipamentos. Um passo a passo introdutório, do pontapé inicial de uma produção de shows até o momento do primeiro acorde em cima do palco.

Saiba mais.


LABORATÓRIO DE ESCRITA DRAMÁTICA PARA MULHERES: CANIBALIZANDO CÂNONES, com Vika Schabbach (de 3 a 24 de agosto, segundas-feiras, das 20h às 22h)

Laboratório teórico-prático de escrita apropriativa dentro do campo da dramaturgia em que os cânones são repensados a partir da perspectiva de mulheres leitoras que, via escrita-através, experenciem novas possibilidades de escrita dramática, subvertendo, reescrevendo, compondo e recompondo narrativas a partir de outras perspectivas e olhares. Leituras, análises e práticas de escrita em quatro encontros em que a antropofagia e o canibalismo são instigados como possibilidade de questionamento das narrativas hegemônicas da biblioteca literária universal.

Saiba mais.


Mais informações no site da Casa de Teatro de Porto Alegre ou pelos contatos:

Fone: (51) 3029 9292 | (51) 3062 9492
WhatsApp: (51) 99255 8175 
E-mail: contato@casadeteatropoa.com.br 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!