Casa de Teatro de Porto Alegre inaugura a “Casa Digital”, plataforma de cursos 100% on-line
08/06/2020 10:38 em Cultura

Neste momento de isolamento social, a Casa de Teatro de Porto Alegre, como estratégia frente ao momento de paralisação em virtude da prevenção do COVID 19, criou a Casa Digital, uma plataforma onde disponibiliza cursos on-line e ao vivo.

Os cursos oferecidos abrangem áreas como Teatro, Cinema e TV, com profissionais extremamente capacitados, que tem amplo destaque no cenário cultural.


Sobre os cursos

COMUNICAÇÃO, EXPRESSÃO E CRIATIVIDADE, com Zé Adão Barbosa (de 2 de junho a 21 de julho, terças-feiras, das 20h30 às 22h30)

Direcionado a não atores, empresários, professores, área de vendas, e afins, ou todo aquele que queira exercitar seu potencial expressivo e comunicativo. Busca promover a espontaneidade, a comunicação, a expressividade corporal e vocal. Trabalha a desinibição e o relaxamento a partir de jogos e exercícios teatrais, desenvolvendo assim a performance pessoal e interpessoal. Dinâmicas de ações como: narrar, ensinar, vender, argumentar, utilizando técnicas de persuasão.

Mais detalhes.


ATUAÇÃO EM CINEMA & TV, com Werner Schünemann
(de 30 de maio a 23 de setembro. Quartas-feiras, das 18h30 às 19h15 e sábados, das 10h30 às 12h30h)

Através de diversos exercícios para aprimorar a arte de atuação na linguagem do audiovisual e com um número restrito de alunos, os cursos serão 100% on-line, ao vivo, além de serem gravados para a posterior disponibilidade. Curso direcionado para alunos interessados em desenvolver a atuação para TV e cinema com técnicas de atuação para estas linguagens

Mais detalhes.


A OFICINA TEATRO DA CASA EM CASA – CRIANDO COM A FAMÍLIA, com Larissa Sanguiné (de 23 de maio a 11 de julho, sábados, das 14h às 16h)

Propõe uma atividade interativa das crianças com seus tutores, mães, pais, avós, avôs, irmãs, irmãos, dindas, dindos, e quem quiser participar! São encontros on-line, trabalhando o que há de mais potente no teatro ara crianças: a criação, a improvisação e a ludicidade. Cada criança em seus universos inventivos, trocando maneiras de contar histórias com o corpo, junto a membros da sua família. Um momento afetuoso, para descobrir novas possibilidades das crianças, potencialmente surpreendente e prazeroso, além de desenvolver a intuição e racionalidade através da expressão de suas emoções e sensações, promovendo a capacidade de reconhecimento e leitura de si mesmo e do mundo que o cerca.

Mais detalhes


A DIREÇÃO DE ARTE E O TEATRO, com Diego Steffani (dias 15, 17, 19 de junho, das 14h até 15h30)

O objetivo desta oficina é destacar a importância da direção de arte e da figura do(a) diretor(a) de arte evidenciando através de um debate sobre seu papel no fazer teatral.

O cinema de ficção incorporou a direção de arte fazendo dela uma linguagem narrativa fundamental na construção do universo visual de um filme, uma prática que ainda não se consolidou no teatro e, por esse motivo, a oficina poderá auxiliar na construção de um pensamento crítico sobre a necessidade de unificação dos elementos visuais de uma peça teatral.

Mais detalhes.


MEDIAÇÃO E CURADORIA: PRÁTICAS DESCOLONIZANTES, com Michele Bicca Rolim (de 7 a 23 de julho de 2020, terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30)

O curso se propõe a discutir práticas artístico-pedagógicas para a mediação e curadoria de espetáculos teatrais. Serão apresentamos alguns aspectos contextuais acerca do pensamento e da prática da mediação, entendendo-a como um espaço de diálogo e não de condução da experiência do espectador.

Também será abordada a importância do fazer curatorial em festivais de artes cênicas e instituições do setor, no qual o curador(a) exercita criativamente a função de mediação por meio de seu pensamento crítico e das conexões que sugere estabelecer, ampliando as possibilidades de recepção e fruição do teatro.

Mais detalhes.


O FIGURINO: SIGNOS, HISTÓRIA E TÉCNICAS, com Carlos Ramiro (de 16 de junho a 9 de julho, terças e quintas-feiras, das 14h30 às 17h30)

O curso abordará os tipos de figurinos e os principais movimentos históricos do vestuário, os mais importantes materiais para desenvolver uma base de conhecimento sobre a área. Após, será abordada a metodologia de projeto para o desenvolvimento de um projeto criativo de figurino para uma peça teatral.

Mais detalhes.


DRAMATURGIA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES, com Vika Schabbach (de 8 de julho a 26 de agosto, quartas-feiras, das 20h às 22h)

O curso, destinado a um público iniciante, propõe noções básicas sobre dramaturgia: sua relação com a cena e com o texto teatral, a expansão contemporânea do conceito, a dramaturgia na história do teatro, o trabalho de alguns dramaturgos, bem como pequenas práticas de escrita dramática.

Mais detalhes.


LABORATÓRIO DE ESCRITA DRAMÁTICA PARA MULHERES: CANIBALIZANDO CÂNONES, com Vika Schabbach (de 3 a 24 de agosto de 2020, segundas-feiras, das 20h às 22h)

Laboratório teórico-prático de escrita apropriativa dentro do campo da dramaturgia em que os cânones são repensados a partir da perspectiva de mulheres leitoras que, via escrita-através, experenciem novas possibilidades de escrita dramática, subvertendo, reescrevendo, compondo e recompondo narrativas a partir de outras perspectivas e olhares. Leituras, análises e práticas de escrita em quatro encontros em que a antropofagia e o canibalismo são instigados como possibilidade de questionamento das narrativas hegemônicas da biblioteca literária universal.

Mais detalhes.


É NO PALCO QUE ROLA O SHOW! - UMA INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DE SHOWS, com Ricardo Finocchiaro (de 28 a 31 de Julho de 2020, das 19h às 21h)

Qual o caminho até se chegar à apresentação de uma banda ao vivo? Qual o primeiro passo a se dar, o que é preciso saber antes de contratar uma banda, como escolher o melhor lugar para o show, como lidar com equipamentos. Um passo a passo introdutório, do pontapé inicial de uma produção de shows até o momento do primeiro acorde em cima do palco.

Mais detalhes.

TRANSFORMANDO SUA ARTE EM CONTEÚDO DIGITAL, com Matheus Severo e Nathália Severo (de 20 a 24 de Julho de 2020, das 19h às 21h)

Sabe-se que a presença digital pode abrir diversas portas para artistas [ou pessoas que tem vontade de fazer arte], portanto o curso em questão propõe um entendimento sobre como utilizar o Instagram e o TikTok para despertar o seu artista interior. Quem falará sobre isso são os irmãos, Matheus Severo e Nathália Severo, dois artistas jovens que estão presentes todos os dias nessas redes sociais. O ponto de partida será uma introdução sobre o Instagram e o TikTok, seguido de dicas sobre bloqueio criativo, como perder a timidez e como criar segurança em frente a câmera sem pensar nas críticas. Focando principalmente em produção de conteúdo, serão traçados caminhos práticos para transpor a arte de cada aluno para essas plataformas digitais.

Mais detalhes

 

Mais informações no site da Casa de Teatro de Porto Alegre ou pelos contatos:

Fone: (51) 3029 9292 | (51) 3062 9492
WhatsApp: (51) 99255 8175 
E-mail: contato@casadeteatropoa.com.br 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!