Grave seu podcast na WP!
20/01/2020 15:33 em Rola na WP


Você tem uma ideia bacana, uma turma de amigos engajados (ou só você mesmo) e muita vontade mas não tem estrutura, equipamentos ou não sabe como gravar podcast? Ou você já tem tudo mas quer melhorar a qualidade? O Grupo WPCOM e a WebPuz te ajudam com isso! Conheça a WP ONCAST!

Em 8 anos de operações, a WP levou ao ar programas de diversos segmentos: humor, curiosidades, esportes, notícias, programas musicais, sem contar as transmissões ao vivo de eventos, lives (câmeras) e entrevistas especiais. Tudo isso colaborou para a construção de um estúdio no formato "home studio", que oferece mais praticidade e conforto com a mesma qualidade (digital) de um estúdio convencional. 

Agora, a WebPutz, através do Grupo WPCOM, oferece a sua estrutura para gravar o seu podcast! Seja presencial ou a distância.


Conteúdos

Um podcast nada mais é do que um trecho de áudio curto (10, 15 minutos) ou longo (60 minutos ou mais). Inúmeros são os conteúdos que podem ser assuntos de podcasts:

  • Notícias
  • Esportes
  • Música
  • Humo
  • Cruriosidades
  • Tecnologia
  • Dicas (culinária, maquiagem, profissões, sustentabilidade)
  • Informativos curtos
  • Profissões
  • Mensagens

Não se preocupe com o conteúdo. Qualquer assunto pode virar um podcast. Ajudamos você a encontrar o melhor formato de áudio para o seu projeto sair do papel e ter sucesso!


Gravações

A estrutura de som foi montada para atender duas realidades de gravação: presencial ou a distância. A gravação presencial oferece todos os recursos físicos da WP, sem contar a experiência de estar em um estúdio gravando o seu próprio material. A gravação a distância é feita por uma ligação no hangouts (serviço de chamadas e mensagens do Google). O estúdio liga para a equipe e a chamada é gravada.

Tanto na gravação presencial quanto na gravação a distância, a captura do áudio é feita de forma isolada, o que dá maior liberdade de edição (inclusão de trilhas, efeitos, recortes no off, etc).


Formatos

Sabia que a gravação de um podcast pode ter mais de um formato? É verdade! Aqui na WP ONCAST trabalhamos com dois deles:


Off

Tanto na gravação remota quanto na presencial, é feita apenas a captura das vozes, sem trilhas ou efeitos. Isso é conhecido como "off".

Esse formato oferece liberdade na edição. Você pode incluir efeitos, trilhas, fazer recortes sem dificuldades.


Programa

Aqui é se vira nos 30! Se você não tem prática com edição de áudio e muito menos ideia de o que se precisa para botar um podcast no ar, a WP ONCAST oferece o formato Programa: ele simula um programa ao vivo, onde a trilha, efeitos e demais elementos são gravados junto do off. Exatamente como a transmissão de um programa de rádio. 

Esse formato é mais prático, pois a edição dele é mínima (apenas correção de picos de volume ou recortes de pequenos erros).


Estrutura

Microfones, mesa de som, ambiente com tratamento acústico, iluminação, câmeras para lives e espaço para convidados. O estúdio foi equipado pensando na praticidade de transmissão/gravação sempre priorizando a qualidade de som. Os programas de edição de áudio para podcast oferecem os recursos necessários para um material criativo e de qualidade. Tudo o que você precisa para gravar o seu podcast está aqui, esperando por ti!



Programas/podcasts

Alguns exemplos de programas ao vivo que foram/são gravados e reprisados no formato Programa:

CapinaShow (2015-2018)

O CapinaShow foi um programa fruto da parceria da WebPutz com o blog Capinaremos. O Capinaremos é um dos primeiros blogs de memes e humor do Brasil e no ano de 2017 alcançou fama nacional, sendo referência de criação de conteúdo humorístico no país.

O programa entrevistou diversas nomes, como Sérgio Sacani (portal Space Today), Claudinho Castro (o Ahnão), Lucas Thomé (Le Ninja), Léo Boese (Trollando) entre outros. As edições eram no formato Programa a distância.

Conheça o programa!


The Playoffs na WP (2017-atual)

O The Playoffs na WP é o programa da parceria entre a WebPutz e o portal The Playoffs - um dos maiores portais de esportes americanos do país. Ele é transmitido ao vivo, gravado e reprisado como podcast. Nomes como Ubiratan Leal, Ricardo Bulgarelli e Eduardo Zollin (todos dos canais ESPN) passaram pelo estúdio virtual do programa que adotou o formato Programa a distância.


Não podemos deixar de mencionar também o podcast USA na Rede, também do portal The Playoffs. Entre os anos de 2017 e 2018 as gravações do off do podcast foram gravadas pela WP no formato Off a distância.


Gritaria (2019-atual)

O programa Gritaria é formado por 4 apaixonados por música e com um objetivo em comum: reviver a cena autoral da Serra gaúcha. Ele é transmitido ao vivo, gravado e reprisado como podcast, mas o diferencial do programa é que o formato adotado é o Programa Presencial. Isso dá ao Gritaria a oportunidade de explorar os recursos do estúdio físico, como câmeras, microfones independentes e todo o ambiente de estúdio, que influencia muito no resultado final.


OBS
: a qualidade da imagem varia de acordo com a estabilidade da conexão de internet durante a transmissão do Gritaria. Para gravações, as imagens são em HD (1280x720px).


Sabemos que muitas ideias legais não saem do papel por falta de oportunidade. E é para mudar isso que lançamos mais este espaço!

Experimente, grave o seu podcast com a WP ONCAST, coloque o seu projeto em prática! E quem sabe, logo ali na frente, esse projeto não vira um programa ao vivo na WebPutz. Por que não?

Quer saber mais sobre a WP ONCAST? Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo e-mail grupowpcom@gmail.com.


Curtiu? Então larga mão de ser preguiçoso e compartilha com a galera!
Se achar melhor, volte para o início do site e se liga nas WP News.
Por Pikes.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!