NWOBHM e sua contribuição na história da música
29/08/2019 18:04 em Crônicas

A New Wave of British Heavy Metal, em português, Nova Onda do Heavy Metal Britânico (NWOBHM) surgiu no final da década de 1970, obviamente no Reino Unido, mais especificamente em Londres, graças ao DJ Neal Kay e ao jornalista Geoff Barton da revista Sounds. Mas, para chegarmos nesta era importante do rock, vamos conhecer um pouco da história do Heavy Metal e o contexto da época.

O surgimento do Heavy Metal

O Heavy Metal surgiu meio que por acaso, quando um operário que estava em seu último dia trabalho em uma fábrica,pois iria seguir a carreira de músico, sem querer, prensou a ponta de dois dedos da mão direita em uma máquina, passando por uma cirurgia em que amputou a ponta desses dedos. Ele achou que nunca mais iria tocar guitarra e sua carreira de músico terminava aí.

Mas ele não desistiu e a solução foi produzir a sua própria prótese e baixar a afinação das cordas de sua guitarra, tornando o som mais pesado. Quem é este cara? Ninguém mais e ninguém menos que Tony Iommi, que depois montou uma das maiores bandas, senão a maior banda de heavy metal da história, o Black Sabbath.

Na mesma época outras banda surgiram, como Deep Purple, Led Zeppelin (em meio a controvérsias) e outras.

A decadência do heavy metal e o sucesso do punkNa metade dos anos 1970, além do heavy metal, outros subgêneros do rock, como o hard rock e o rock progressivo estavam em decadência. Bandas como Led Zeppelin e Black Sabbath já não faziam mais o mesmo barulho. Um outro subgênero estava ganhando mais fãs. Era o punk rock.

Surgido nos Estados Unidos e Reino Unido, era um estilo completamente diferente dos demais, pois era contra o sistema e de pensamento anarquista (“Do it yourself”, ou seja, “faça você mesmo”). Bandas como Ramones (EUA) e Sex Pistols (UK) foram as maiores expoentes do estilo de ser contra tudo e contra todos.

Mas, como qualquer fenômeno da música, o gênero tem os seus "haters" e um deles decidiu fundar uma casa noturna, em Londres, onde só tocaria hard rock e heavy metal e  onde as bandas poderiam se apresentar.

O ressurgimento do heavy metal

Iron Maiden em 1979 - Foto: Divulgação

O heavy metal voltou às paradas de sucesso graças ao DJ Neal Kay que, na época, era dono de uma casa noturna chamada Soundhouse, onde várias bandas se apresentavam. Isso chamou a atenção de dois integrantes de uma banda ainda desconhecida, que buscava uma chance de tocar no local. Assim, eles levaram uma fita cassete que continha quatro faixas para mostrar ao DJ, que ficou “enlouquecido”. Uma das músicas da fita começou a ser muito toca na casa e fez um enorme sucesso. Que banda era essa? Talvez considerada, junto com o Black Sabbath, a maior banda de heavy metal de todos os tempos, o Iron Maiden.

A banda foi a primeira a conseguir um contrato com uma grande gravadora e isso impulsionou outras bandas a fazerem o mesmo obtendo sucesso tais como Samson, Saxon, Angel Witch, entre outras.

Como surgiu o termo New Wave British of Heavy Metal (NWOBHM)

O termo surgiu através de uma reportagem de Geoff Barton, publicada na revista Sounds,  sobre as bandas novas que estavam fazendo sucesso no momento, com o subtítulo “Nova Onda do Heavy Metal Britânico”, ideia do jornalista da mesma revista Adam Lewis.

O auge do movimento

A era de ouro da NWOBHM aconteceu entre os anos de 1978 e 1980, quando várias dessas bandas estavam fazendo sucesso, principalmente o Def Leppard e, claro, Iron Maiden, que era a banda “líder” do movimento.

O Iron Maiden, com seu primeiro álbum, ficou na 4ª posição no Reino Unido. E, dois anos mais tarde, com a saída do vocalista Paul Di’anno e a entrada de Bruce Dickinson no lugar, a banda lança um de seus álbuns mais aclamados, o The Number of Beast, que alcançou o primeiro lugar na parada britânica e 33ª posição na Billboard 200.

Já o Def Leppard, anos depois, mais especificamente em 1983, lançou também um grande álbum, o Pyromania, que ficou em 2º lugar na Billboard 200, barrada apenas por Thriller, de Michael Jackson, que à época estava há várias semanas em primeiro lugar.

Toda onda tem o seu fim?

A quem diga que, como o punk, a Nova Onda do Heavy Metal Britânico veio e foi “embora”. Eu não afirmaria isso, porque após o auge deste movimento, as principais bandas se consolidaram. Um exemplo é a banda Saxon que, em 1980, lançou o álbum “Wheels of Steel”, ficando em 5º lugar no Reino Unido e segue fazendo shows pelo mundo. O Venom, que também surgiu do movimento, foi para o metal extremo e é uma grande referência dentro do gênero, influenciando bandas como o Slayer.

Para muitos, a maioria das bandas flopou por causa dos números que o Iron Maiden conquistou. O Maiden até hoje vendeu 100 milhões de álbuns e faz shows em estádios e arenas no mundo todo. Muitas bandas foram influenciadas por este movimento, como Metallica e Megadeth, que acabaram formando um outro gênero, que é o Thrash Metal. Mas isso é outra história.

 

Curtiu? Então larga mão de ser preguiçoso e compartilha com a galera!
Se achar melhor, volte para o início do site e se liga nas WP News.
PoKarine Salton.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!