Prefeito Claiton faz apelo pela preservação do Moinho Covolan
12/08/2019 07:34 em Rola na WP


Às vésperas do dia em que a administração do Moinho Covolan levará seu projeto de tombamento do prédio, com objetivo que ele seja considerado patrimônio histórico e cultural de Farroupilha, para que não venha a cair nas mãos do setor privado e seu destino seja incerto, uma figura importante para o município juntou-se a este discurso, o prefeito do município, Claiton Gonçalves.

Executivo estará presente no legislativo

Em entrevista exclusiva para a Rádio WebPutz, a autoridade máxima de Farroupilha ressaltou a importância histórica do Moinho Covolan e ainda o comparou com outro local de Farroupilha, o antigo Hospital Cibelli. O prefeito ainda salienta que devido a agenda apertada, não estará presente no encontro que ocorrerá na Câmara de Vereadores, mas garantiu que representantes do poder executivo estarão presentes no evento.

Reuniões e indefinições

Um encontro entre Gustavo Covolan e Claiton Gonçalves já havia acontecido em 2017, juntamente com a arquiteta, urbanista e vereadora de Caxias do Sul, Denise Pessôa, que defende a causa do Antigo Moinho. Nesta reunião foram apresentadas as dificuldades para o prefeito, que segundo ele mesmo já se mostrava favorável a causa. Denise Pessôa, após o encontro chegou a afirmar “É importante que possamos conservar a história de nossa região, mantendo viva as referências arquitetônicas que deram origem e influenciaram a cultura, economia, arte, e o desenvolvimento do Rio Grande do Sul... A história do prédio está intimamente ligada com o desenvolvimento econômico da cidade. Preservar essa história é garantir o conhecimento e o acesso a informação para as próximas gerações”.

Apelo

O prefeito ainda fez um apelo para os responsáveis por conduzir a análise do pedido de Gustavo Covolan para que preservem o Moinho, que hoje também abriga o Muinho Café e o Muinho Club, alegando que de fato, o prédio é um patrimônio histórico e cultural e ainda faz parte da identidade de Farroupilha. Claiton Gonçalves ainda lembrou que ne década de 1940, o antigo Moinho Covolan serviu para distribuir energia elétrica para vários pontos da cidade, inclusive para o hospital do município na época.


Encontro na Câmara de Vereadores

Nesta segunda-feira, com apoio popular, a administração do Moinho Club se encontra com os representantes do setor legislativo, na Câmara de Vereadores, a partir das 18h. Gustavo Covolan e sua equipe convocam a todos que puderem comparecer para o encontro, inclusive quem tiver talento para demonstrações culturais de qualquer tipo em frente ao local, isto para dar ênfase a esta batalha. Lembrando que o auditório da Câmara é limitado, mas todos podem ficar em frente ao complexo.

Em vídeo, o prefeito deixa sua opinião sobre o tema e faz um apelo.

 

Curtiu? Então larga mão de ser preguiçoso e compartilha com a galera!
Se achar melhor, volte para o início do site e se liga nas WP News.
Por Luis Jean Lemes.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!