Manguetown! A origem do Manguebeat
02/08/2019 17:43 em Crônicas

Pelo menos alguma vez na sua vida você já ouviu alguma música de Chico Science & Nação Zumbi (e se não ouviu, por favor ouça) são músicas que mesclam vários ritmos e com letras poderosas, que retratam em sua maior parte a vida no mangue e seus problemas. Chico Science juntamente com a banda Mundo Livre S/A fundaram o movimento Manguebeat.

O Manguebeat é um movimento e uma contracultura surgido em Sergipe no início dos anos 90, uma mistura de ritmos regionais tais como o maracatu, juntamente com o rock, hip hop, funk e música eletrônica. O movimento tem como principais características em suas letras críticas ao abandono econômico-social do mangue, e da desigualdade de Recife. O símbolo do Movimento Manguebeat é o caranguejo, esse termo "manguebeat" vem da junção da palavra "mangue" com a palavra "beat" do inglês, que significa batida.

Chico Science, uma joia rara

Francisco de Assis França nasceu em 13 de março de 1966 em Olinda, Pernambuco. Em sua vida foi um cantor, compositor e líder da banda Chico Science & Nação Zumbi. Chico era um líder nato, ativista urbano que reformulou para sempre, junto com os parceiros da Nação Zumbi, a representação da cultura jovem nordestina.

Chico era apaixonado pelas cidades vizinhas Olinda e Recife, ligadas por uma ponte; e foi justamente nessa ponte que liga as duas cidades que tanto amava, que em um domingo dia 2 de fevereiro de 1997 por volta das 19 horas, Chico morreu, vítima de um acidente de trânsito.

O legado de seus versos certeiros, carisma e senso de ritmo totalmente incomum é incontestável, depois de todo impacto pela simbologia do Manguebeat, a autoimagem dos pernambucanos jamais será a mesma. Chico deixou 2 discos de estúdio, tão pouco para um talento tão grande e que se foi tão cedo, mas foi o suficiente para construir um legado.

Curtiu? Então larga mão de ser preguiçoso e compartilha com a galera!
Se achar melhor, volte para o início do site e se liga nas WP News.
Por Ana Paula Gelmini.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!