A louca sensação de estar viajando no som
12/07/2019 21:04 em Crônicas

Com certeza você já sentiu aquela sensação de bem estar, prazer ou até mesmo um déjà vu, de sentir que fazia parte da música naquele momento. A música é uma parte importante da nossa vida, todos temos uma trilha sonora que vai nos acompanhar até nosso último dia. Músicas que nos lembram de momentos bons e ruins também, sensações, lugares, pessoas. Gostando muito ou não, ninguém escapa disso pode ser o estilo que for, a música acompanha todos nós.


Música e os mistérios da mente

Ouvir música não é apenas algo auditivo e emocional, é também motor "ouvimos música com nossos músculos", Nietzsche escreveu. Mesmo não prestando atenção na música, nosso corpo involuntariamente se espelha na melodia, no ritmo da canção, isso também acontece quando estamos com uma "música na cabeça". Nossa imaginação musical pode ficar incontrolável e repetir uma música várias vezes em nossa cabeça, podemos até ter alucinações musicais. Algumas pessoas têm sensações táteis quando ouvem música, como por exemplo ver cores, sentir gostos ou cheiros.

A música pode ser ainda mais poderosa e ter um grande potencial terapêutico para com pessoas que sofreram acidentes vasculares ou que possuem Alzheimer, essas pessoas podem responder mais intensamente e de uma maneira específica à música. No caso das pessoas com Alzheimer, quase a única coisa de que se lembram é de sua memória musical.

Todos temos em nossa memória musical uma imensidão de sentimentos. Não sei vocês, mas eu muitas vezes me pego tendo uma viagem psicodélica ouvindo alguma canção, e isso é muito bom! É algo que desejo para todos nós, amantes de música.


Curtiu? Então larga mão de ser preguiçoso e compartilha com a galera!

Se achar melhor, volte para o início do site e se liga nas WP News.
Por Ana Paula Gelmini.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!