As brigas dos Gallagher que colocaram um fim no Oasis
21/05/2019 16:34 em Música

No ano de 2009 Noel Gallagher na página oficial do Oasis “É com tristeza e grande alívio que digo que desisto do Oasis esta noite”, escreveu Noel no site. “As pessoas podem dizer o que quiserem, mas eu simplesmente não consigo trabalhar com Liam por mais nenhum dia”, completou. O seu irmão, Liam Gallagher comentou: “É vergonhoso, mas é a vida. Nós mesmos terminamos o Oasis, ninguém acabou por nós, e isso é bacana. Minha mente está focada em meu próximo passo musical.” Assim se encerrou os 18 anos da banda formada em um pub com o mesmo nome na cidade de Manchester, na Inglaterra.


Brigas desde a infância

Os irmãos Gallagher já admitiram as discussões começaram com o nascimento de Liam. E Supersonic, documentário sobre a banda lançado em 2016, trouxe um exemplo claro da rivalidade. No filme, Liam relembrou um motivo peculiar para destruir as coisas de Noel. “Teve uma noite que eu cheguei puto em casa, e eu não conseguia achar o interruptor. Então eu chutei o rádio novo do Noel. E foi isso.”

Em 1996 o sucesso foi problemático para uma dupla tão volátil e pretensiosa como Liam e Noel Gallagher (toda a cocaína usada por eles, como já admitiram, provavelmente também não ajudou muito). A banda havia sido escalada para gravar um MTV Unplugged em Londres, mas Liam – alegando uma crise de laringite – não se apresentou, deixando Noel sozinho no palco enquanto ele assistia da plateia. Depois, quando a banda estava prestes a embarcar em uma turnê pelos Estados Unidos, Liam decidiu que ele não iria (supostamente por ter que procurar uma casa com a então noiva Patsy Kensit). No meio da turnê, o mais velho dos Gallagher também resolveu desistir e voltar para a Inglaterra.

Claro que Liam e Noel acabaram como assuntos de um episódio do bizarro desenho Celebrity Deathmatch, da MTV, em 1998. No capítulo, os bonecos que representam os músicos lutam em um ringue sem regras, em que Noel chega até mesmo a arrancar a monocelha de Liam.

Já em 2000 durante uma turnê mundial da banda em 2000, eles entraram em uma briga tão feia (em que o mais novo teria questionado a legitimidade da filha do mais velho) que Noel deixou a excursão de maneira abrupta. Depois, em uma entrevista à revista britânica Q, ele afirmou que “nunca o havia perdoado porque ele nunca havia pedido desculpas”. Ele ainda retornou à banda para se apresentar na Inglaterra, mas o estrago já estava feito.

Finalmente, após quase duas décadas de conflito, Noel deixou o Oasis. “É com um pouco de tristeza e grande alívio que conto para vocês que estou desistindo do Oasis nesta noite”, disse, em um comunicado na época. “As pessoas podem escrever e dizer o que quiserem, mas eu simplesmente não posso trabalhar com o Liam nem por mais um dia. Ele é como um homem usando um garfo em um mundo de sopa.” Dizem que uma briga entre os irmãos terminou com Liam destruindo um dos violões de Noel. Mais tarde, ele processou o irmão mais velho alegando “calúnia” em relação ao ocorrido.


Uma das brigas durante um show em Manchester em 1996


Desde então

Em 2011, Noel Gallagher produziu e lançou o primeiro álbum com o seu projeto solo, Noel Gallager's High Flying Birds, de título homônimo. O disco foi muito bem recebido por crítica e público, vendendo mais de 120 mil cópias na semana de lançamento e atingindo o topo das paradas britânicas. Em 2012, Noel iniciou uma turnê por todo o mundo, passando pela América do Sul no fim de abril e no início de maio, chegando ao Brasil com duas apresentações, nos dias dois de maio em São Paulo no Espaço Américas, e no dia três de maio no Rio de Janeiro no Vivo Rio. O segundo álbum de seu projeto solo, Chasing Yesterday foi lançado em 2015. O terceiro foi lançado em 2017, com o nome Who Built the Moon?.

Em julho de 2015, em uma entrevista, Liam afirmou que não tinha intenções de seguir uma carreira solo. Contudo, em 2016, ele manifestou interesse em lançar um disco solo para o ano seguinte. Liam ainda continuou fazendo shows, como em 4 de junho de 2017, quando fez uma aparição no One Love Manchester e cantou "Rock'n Roll Star", "Wall of Glass" e "Lve Forever" com Chris Martin e Jonny Buckland do Coldplay. Gallagher também esteve presente no Rock am Ring, na Alemanha, em junho de 2017. No mesmo mês, fez presença no festival Pinkpop na Holanda. Ele, por fim, tocou no Festival Glastonbury, onde cantou sucessos, como "Don't Look Back in Anger", e canções inéditas.

Em 6 de outubro de 2017, Liam lançou seu primeiro álbum solo, A You Were, que foi um sucesso de público e crítica. O disco estreou em primeiro lugar nas paradas de sucesso do Reino Unido, vendendo pelo menos 103 mil cópias na sua primeira semana de vendas.

Curtiu? Então larga mão de ser preguiçoso e compartilha com a galera!
Se achar melhor, volte para o início do site e se liga nas WP News.
Por Jean Lemes.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!